sábado, 2 de junho de 2012

Dentro ou fora do Labirinto

          Antes de mais , lembro para quem desconhece que pelo calendário oriental, em 2012 estamos comemorando o Ano Novo Chinês de 4710. Este é o Ano do Dragão, que representa o 5º ano no ciclo de 12 anos do horóscopo chinês. Regido pelo elemento Água,  polaridade Yang, o novo ano se iniciou em 23 de Janeiro 2012 e vai até 09 de Fevereiro 2013. Esta conjugação só se repetirá de novo no ano 2072.
 
 

Devo dizer que considero estes assuntos de signos como fazendo parte de uma linguagem ou escrita celeste.

O Dragão é o único signo do Zodíaco chinês que não corresponde a um animal real, sendo um elemento mítico que sugere a interferência do sobrenatural.
Os chineses esperam que uma criança nascida no ano do Dragão traga qualquer coisa de novo e de bom, incluindo a felicidade para a família que a recebe. É sem dúvida o mais popular signo oriental, rodeado de mito e carisma.
Como o animal mítico, que, com o seu sopro, desfaz e reforma nuvens, assim os nascidos no ano do Dragão são bastante decisivos nas suas acções e deixam uma marca da sua passagem pela vida.
O entusiasmo, uma imaginação sem limites, a profunda confiança em si próprios e um idealismo que não se deixa abater perante as dificuldades são os traços fundamentais que a tradição chinesa atribui aos nascidos no ano do Dragão.
Eles não podem nem devem tentar ser iguais aos seus semelhantes. Uma carreira de funcionário exemplar seria uma violentação das suas naturezas.
Por outro lado, quanto mais difíceis e exigentes forem as tarefas a que se entregarem mais facilmente brilharão. Diz-se que são vocacionados para o êxito e protegidos pela boa sorte.
Quanto aos defeitos, o tacto e a diplomacia não são os seus pontos fortes e a sua franqueza gera frequentemente ressentimentos.
Devem disciplinar a sua impulsividade, pois de outro modo não conseguirão tirar proveito das suas invejáveis qualidades.
Depois da entrada, por vezes brilhante, na vida adulta os nascidos no ano do Dragão tendem a assistir, a partir dos 30 anos, a um abrandamento no ritmo dos seus progressos, como se a boa sorte os abandonasse. Nomeadamente, poderão deparar-se com um obstáculo quase intransponível. Essa será a grande prova das suas vidas, que condicionará o futuro.
Uma vez vencida a crise, ficam então em condições de partir para uma ascensão fulgurante e espectacular, imitando, como dizem os chineses, o vôo do dragão “subindo aos céus”.
No amor, diz-se que são mais feitos para serem amados do que para amar.
Diz-se também que as pessoas do sexo feminino, bastante capazes profissionalmente, tendem a protelar o momento do casamento, talvez por valorizarem bastante a sua realização pessoal, ou por inconscientemente aguardarem pela chegada do príncipe encantado dos seus sonhos.
O estado do tempo no momento em que nasce uma pessoa no ano do Dragão é também tido em conta. A tempestade prenuncia uma vida agitada e cheia de perigos ao passo que o bom tempo — a calma do céu e do mar — indica uma existência mais amena e protegida e um temperamento mais suave.
DRAGÃO – Nome
 Chinês : Long
  • 16/02/1904 a 03/02/1905
  • 03/02/1916 a 22/01/1917
  • 23/01/1928 a 09/02/1929
  • 08/02/1940 a 26/01/1941
  • 27/01/1952 a 13/02/1953
  • 13/02/1964 a 01/02/1965
  • 31/01/1976 a 17/02/1977
  • 17/02/1988 a 05/02/1989
  • 05/02/2000 a 24/01/2001
  • 23/01/2012 a 09/02/2013
por Luís Ortet



Uma é a claridade actuando de fora para dentro, outra é a luz a exteriorizar-se de dentro para fora; a 1ª trabalha para o exterior e a 2ª promove o interior. V. C.


Um faz dois, dois fazem três, de três nascem as dez mil coisas." Foi assim que Lao Tsé condensou a cosmologia chinesa. DEZ MIL é a expressão que simboliza o todo e a imortalidade.

E para conhecer a imortalidade é preciso
 (Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses).
Cinzelado na pedra viva, no frontispício do Templo de Delfos, reza um antigo adágio: “HOMO NOSCE TE IPSUM” 
Personagens da nossa história que referenciaram essa famosa frase 

A alegoria do labirinto  simbolicamente nos mostra que um homem que desconhece a si mesmo, que não sabe como dominar seus desejos e paixões mais fervorosos, estará perdido e à mercê de seus mais básicos instintos primitivos; ele viverá somente para saciar suas necessidades físicas mais imediata.


A chave para o domínio total de nossas vidas reside em nossa mente. “Mente” nesse caso possui uma conotação de inteligência geral, que abrange todos os aspectos da psique humana e suas características, incluindo as emoções e a consciência.
Dominar a nossa mente ou psique é uma das tarefas mais difíceis que existem, pois para tanto é necessário desenvolver o auto-conhecimento. Quanto mais nos conhecermos, mais teremos condições de aprender sobre nossos processos internos; nossos profundos desejos, nossas vontades reprimidas, nossas questões sem resposta.
É um trabalho árduo pois envolve esclarecer todo o nosso ser, inclusive as partes que negamos ou que tentamos esconder de nós mesmos.
(Fonte net )
O ser humano, descobrindo as chaves secretas dos símbolos, despertará seu inconsciente para a Unicidade.


  Pois TESTA em Italiano vem justamente do nome do vaso arredondado chamado TESTUM, acertou em cheio. Cabeça em italiano é TESTA…"teste" vem do L. TESTUM, "vaso de terra", ligado a TESTUDO, "tartaruga" e TESTA, "pedaço de barro cozido, pote". Um vaso assim era usado  muitas vezes para determinar a qualidade de um metal para definir a sua pureza, daí a conexão.    Consultório Etimológico – fonte net



Pelos Fins dos Tempos
Ora, o fim de todas as coisas está próximo; portanto, sede criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações. I Pedro 4:7

     Oh! Deus! Se a oração sempre foi o canal onde enviaste a misericórdia para a Terra, agora precisamos orar como nunca, pois pressentimos, Senhor, os fins dos tempos anunciados pelas escrituras. É certo que não quereis modificar o Vosso plano referente ao progresso de evolução que traçaste há milénios, com onisciência divina. No entanto, podereis aliviar nossas provações no que tange ao carma coletivo, irremovível dos nossos caminhos.
     Deus de bondade! Consenti que possamos nos armar de coragem suficiente nos momentos dessas provações. Cada ser humano é um tabernáculo, onde vive uma alma imortal e essa, quando se conscientiza da ciência  da prece e ingressa no aprendizado da oração sentida, entra em duras lutas e sente o prazer de servir. Vive com os irmãos nas trevas e percebe sua iluminação; trabalha no fogo de todas as provações, mas recebe o refrigério da água divina no coração; labuta com os tristes e vive alegre; coafabula com os que choram e oferta-lhes a alegria pura, sofre a opressão do ódio, mas ama intensamente. Pai de misericórdia! Dai-nos os meios de aprendermos a orar como convém, com o impulse da inteligência e a disciplina do coração com jesus Cristo.
     As pesquisas  psíquicas dos novos profetas, Senhor, estão em grande tensão, revelando a cada dia os sons dos tambores de novas guerras e a música dos clarins da eternidade, alertando os homens de que se aproximam o fim dos tempos dos equívocos para o inicio de uma nova era na Terra.
      Deus de Infinito Amor! Compadecei-Vos de todos nós que fazemos parte dessa grande dívida e que necessitamos do teste descomunal, que ultrapassa a nossa razão e faz desorientar-se a nossa fé. Abençoai essa hora suprema de dor, para que possamos suportar com confiança na Vossa bondade, e estimulai em todos os nossos sentimentos a coragem e o amor, porque Convosco lutaremos com glória e, se for possível, morreremos com paz, na certeza de que a vida continua em toda a parte.
     Nos fins dos tempos, o Consolador prometido pelo Vosso Filho amado, Jesus Cristo, volta a nos ensinar, por bondade do Vosso coração, tudo aquilo que Ele falou há quase dois mil anos e exemplificou, para que pudéssemos nos alegrar nas tribulações e nas grandes tempestades porque a bonança irá aparecer depois dos vendavais, na consumação deste século.
     Abençoai a humanidade, oh! Deus, serenai os ânimos e despertai, em cada ser, o senso da bondade e do perdão, para que todos possam viver o terceiro milénio em um mundo de complete regeneração, principiando a verdadeira felicidade.
 Graças Vos damos, Senhor, por findarem os tempos maus, dando começo aos novos tempos do Bem e do Amor sem limites. João Nunes Maia pelo Espírito Miramez


Senhor, acalma meu passo. Desacelera as batidas do meu coração, acalmando minha mente.
Tudo isto te peço, Senhor, pois se estás comigo, em nenhum lugar me sentirei triste, porque, apesar da tragédia diária, tu enches de alegria o universo



Sem comentários:

Enviar um comentário