segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Falta de diálogo ou incapacidade


Falta ou incapacidade de comunicarmos

    
       Dialogo -  Entendimento através da palavra, conversação, colóquio, comunicação. 2. Discussão ou troca de ideias, conceitos, opiniões, objectivando a solução de problemas e a harmonia.

      Cheguei á conclusão que a seguir á ignorância a falta de dialogo é um dos grandes entraves ao nosso progresso e ao nosso bem-estar.
       Vivo esse estigma desde sempre, cresci numa família que dialogava muito pouco fiz-me uma pessoa habituada aos silêncios, criei os meus filhos com mais atenção nessa área mas isso não impediu as barreiras na área da ajuda que por vezes precisaram de mim, mas esse parece-me outro dos entraves da comunicação entre as pessoas e que é próprio de pessoas que são levadas a serem centradas e ficam com pouca mobilidade para viverem as dificuldades dos que as cercam.
       Assim analisando a minha experiência de vida que tem sido condicionada pelo estigma da falta de diálogos é que eu pergunto será isto “normal” ou é falta de sensibilidade generalizada.
       Passando os olhos pela net vejo que mais pessoas falam disso. 

Rosemeire Zago diz: Antes de desejarmos mais diálogo com outras pessoas, que acredito ser de fundamental importância para a comunicação e entendimento, precisamos aprender a desenvolver o diálogo interno, ou seja, conversar consigo mesma.

      Inclusive há escolas

A Escola de Diálogo de São Paulo tem como propósito apoiar, fomentar e desenvolver o Diálogo em suas múltiplas formas de expressão. O Diálogo é essencial para a construção da realidade social, o crescimento individual, a criatividade e inovação, a integração de equipes, a criação e manutenção de redes sociais, a gestão de organizações, na escola, na família, na política, etc. — e para a articulação entre elas.

Tem esse poema de Carlos Drummond de Andrade, in 'Discurso da Primavera'




Mas será que dialogamos !  Modernos  os que assim fazem. Talvez seja aquele grupo de pessoas que sabem de  arte de conversação.

No blog .psicologiamsn.com lê-se

      “Adivinhações” só causam mais sofrimentos e mal entendidos. Quanto mais claro se é, mais fácil a relação se torna. Como podemos interpretar o que dizem ou fazem os outros se não pensamos como a pessoa, se não vemos o mundo como a pessoa vê, se não vivenciamos as coisas como ela?

      Concordo completamente, tem gente que acha tanta coisa sobre os outros, por vezes uma abordagem direta evitaria tantos males. Até mesmo aqueles que sabemos que vamos correr se não perguntarmos ou não confessarmos nossas debilidades.
       Masoquismo mesmo sofrer imaginando, fantasiando, mas isso   já é doença fatal dos que vivem a sonhar, ainda que eu pense como  o poeta António Gedeão;  o sonho comanda a vida, que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança….e quem sabe se essas tais pessoas que idealizam demais a vida e os relacionamentos são as que vivem  privadas de ter suas próprias vidas.

Leidilene Cristina Pereira diz no seu site

“Dialogar é uma arte, exige mais que técnica. Ouvidos e bocas não são suficientes, é preciso mais. Talvez seja por isso que os homens têm preferido as máquinas. Elas não falam e nem escutam, permanecem quietas, não revidam, não gritam, não fazem cara de espanto, não riem, não choram, e o que é melhor permanecem as mesmas.”

     É preciso mais…. Quem não concorda com isto. Proibições, duvidas, falsos testemunhos, intrigas, negações, marginalizações,  etc., surgem do facto de se dialogar mal.
      De nos percebermos mal, de não sabermos lidar com preconceitos,  limitações cognitivas e de educação….

     ..Bem hoje estou fazendo algo acerca disso estou a escrever este simples texto que inevitavelmente nos leva a pensar sobre essa arte. Temos a net para nos ajudar nesse capítulo como 

A ARTE DE OUVIR E A ARTE DE DIALOGAR” Patricia Prestes.
A Essencial Arte de Dialogar 07/08/2002  Rita Foelker – F.E.A.L.

Tem muita informação cada um sabe de seu modo de procura.

       Eu apesar de estar nesta Onda de Boa Energia sei perfeitamente que aqui onde me mexo existe tanto bloqueio de comunicação, personalismos, muito, e saturações de difícil remoção mas ajuda compreender os porquês por detrás dos comportamentos das pessoas, essa é a ideia.
E fazer terapia do riso  quando se pode para destressar e ganhar imunidades contra as doenças. Porque isto tudo é mesmo uma grande loucura.

















Sem comentários:

Enviar um comentário