Novembro é sem dúvida, especial e nunca tinha pensado em tal como agora; logo agora que arranjei este espaço para escrever para partilhar ideias.
Muito se ouve falar do enigma por detras do número três. São tantas as chamadas de atenção. Pois bem hoje resolvi falar de algumas dessas relações trinas, precisamente porque este número é segundo a númerologia um reconciliador um harmonizador.
Hecaté, que aparece ligada a este mês, nos calendários próprios. Janos e quem sabe outras figuras que agora não posso precisar, do nosso passado histórico fazem-se representar com 2, 3 ou 4 cabeças ou faces. Isso levou-me a pensar...., e a ideia de direcção e de tempo é a primeira que nos é revelada mas se alargarmos as possíveis conecções o nosso pensamento vai aonde poder e faz as conecções que pode.
A seguir a uma pesquisa sobre eneagramas, faço um esquema que me parece lógico. Nove é segundo a númerologia um número totalitário e que representa a imagem completa dos 3 mundos: Material, Espiritual, e Anímico. É precisamente dentro desta realidade que a harmonia, o burilamento e a evolução se dão. Simples. Eu vejo nelas chaves para muitas outras realidades ditas herméticas, inteligíveis segundo a filosofia se assim lhes quisermos chamar e sobre as quais não vou escrever. Isso é algo que cada um descobre por si mesmo.
Trio irremovível da evolução, julgo que já li isto algures e que é: Luta - Dor - Recebimento na realidade eu farei o esquema da seguinte forma
Dor - A dor começa logo com a necessidade de evoluirmos e é condicionada pelo fato de nascermos neste planeta.
Luta - É todo o desenrolar de nossa vida com todas as aprendizagens que temos de realizar nas mais diversas áreas e nas mais diversas fases da vida desde o nascimento até ao desencarne.
Recebimento - É o fruto do nosso trabalho, do nosso esforço, das opções que fazemos, dos caminhos que escolhemos diante da luta e da dor.
Depois podemos falar das 3 partes da harmonia: Intelecto - Corpo - Emoção
Dá para perceber que é no corpo que o intelecto e a emoção se refletem. Daí aquela famosa frase
Mens sana in corpore sano. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa. ( fonte wikipedia)
E finalmente as 3 esferas de burilamento: Consciência - Afetividade - Racional
penso que é através da consciência que as Informações, a Educação, e as Vivências, se fazem sentir e é através dela que nós podemos nos libertar dos bloqueios que existem quer a nível da afetividade quer do racional e que podem ter causas interiores ou exteriores.
Para esta "mística" elaborei o seguinte eneagrama a partir dos conselhos dados por filosofos e pensadores de todos os tempos.
Saber estar com todos, sem se deixar influenciar pela negativa, nem ser opressor. Esta parece-me a mais dificil de todas.
Para terminar;
Sabem que os gatos, como se diz por aí, têm 9 "vidas" e há quem diga que se veêm as fases da lua nos seus olhos.