quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

sorria

 Os que estão vivendo esta quadra com todos os seus condicionamentos sabem que a barriguita e tudo mais no nosso corpo pode crescer um pouco, nem que seja de ar. Mas o melhor de tudo é a boa disposição que prevaleçe.  
Estou  colocando essa  imagem tão simpática, bem humorada e divertida de uma das bandas  desenhadas mais conhecidas pois sorrisos é o melhor que há.


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Saúde e muito Amor no coração

Como alguém disse, e assim escreveu, e desconheço agora o endereço:                                      

«Os Anjos encontram-se entre nós, para nos ajudar a elevar as nossas consciências.          Os Anjos são espíritos livres.                                                                                                               

Concentre-se na paz e o medo dissipar-se-á.

Concentre-se no amor e o ódio desaparecerá.

Concentre-se na alegria e a dor desvanecerá.»

Nem que seja só por um momento.

orar é uma opção.






 



Feliz 2013
 - data que se aproxima cada vez mais.



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Dicas


Hoje vou deixar aqui umas dicas.
 
                                                                                                                                                                                                                                                                      
A 1ª para quando se fazem fritos porque tenho para mim que ninguém gosta muito dos efeitos cheirosos dos mesmos.



(Não garanto que esta sugestão seja algo infalível mas parece ter um efeito atenuante e descobri que resolve um outro problema, torna os tachos de aço bem limpinhos.)
Na verdade tudo começou por ter lido um dia algures que para atenuar o cheiro dos fritos bastava queimar um pouco de açucar. Um dia desses ao fazer isso, resolvi juntar áquela pequena quantidade de água e açucar umas cascas de limão e por fim o próprio limão e descobri que no fim desse processo mesmo depois de juntar mais água; além dos cheiros se tornarem mais agradáveis na cozinha, o tacho também ficou a luzir, foi só preciso esfregar um pouco, e voilá !
 
 
A segunda sugestão também têm haver com cheiros e aprendi ao ler um artigo de uma revista dessas postas à venda na banca de revistas já faz uns anitos.
 
 
Para o bafio !
Pega-se numa laranja e espeta-se com cravinhos, alguns golpes e um pouco de canela; deixa-se assim em local desejado e com o tempo um certo odor é exalado da mesma. Mas atenção a laranja entra em decomposição ao fim de algum tempo e pode verter liquido. Também podemos quando usamos o forno colocar nele certas ervas que além de poderem dar um certo gosto ao cozinhado também deixam um cheiro pelo ar,  como o rosmaninho e quem sabe a laranja com a canela e o cravinho. !
 
Experimentar ou não experimentar
eis a sugestão.



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Presépios

 

 


O nascimento de Jesus trouxe uma mensagem de luz e esperança e a cada ano procura-se relembrar essa ideia através da arte.

 
Segundo os dicionários mais antigos a palavra significa estábulo. e pelo que que andei lendo na net, desde o Sec. VIII que havia um presépio permanente na Igreja de Santa Maria de Maggiore, em roma. Posteriormente no ano de 1224 S. Francisco de Assis foi encarregue de reproduzir uma representação da Natividade numa majedoura comum repleta de feno com um boi e um asno de verdade. Aquela época os habitantes deslocavam-se na noite sagrada com tochas e entoavam hinos de louvor, era celebrada uma missa e nesssa data S. F. A. pregou sobre o nascimento de Cristo.
Recentemente, também li numa revista esotérica, um artigo sobre os Reis Magos que diz que estes "Magos", nada de reis, chegaram perto de Jesus e Ele já era uma criança e não um bébé. Também não se sabe ao certo quantos eram mas sim que era mais que um. Segundo certa fonte, foi no Sec.IV que começou a prevalecer o nº 3 e no Sec. VI o título de reis e no Sec. XVI introduziu-se o traço racial.
     Felizmente encontramos muito bons artigos sobre estes assuntos na Net. Eu tinha alguns na secção dos favoritos do meu portátil mas como este avariou, não vou poder referenciá-los. Desculpem.                                                                                                               
     Penso que é  muito consolador quando abrimos  uma janela do Ciberespaço e ela nos dá esclarecimentos sobre temas que antes não aprofundavamos  porque passavam ao lado.
Voltando ao tema de reflexão de hoje: Presépios; com representação ou sem representação desse momento histórico, verdadeiro ou falso, mal contado se tanto.....a verdade é que os homens tem-lhe atribuído grande importancia.



 
Se tivermos em consideração a relevância da formação de uma família, e aqui não vou ajuízar o conceito alargado de família nos dias que decorrem, todas são importantes e têm os seus porquês. Porque aqui a importancia de uma família é nos dada quando um homem e uma mulher decidem unir-se e surge a prole. Um acto de suma importancia na evolução da espécie humana e na renovação e evolução do espirito reencarnante. Todos nós devemos ter em nosso íntimo um desejo mais ou menos trabalhado sobre esse acto o casamento e a formação de um lar. Então é lindo sentirmo-nos as personagens de um presépio também nosso e num lar que deve ser responsabilidade de cada unidade família, onde o amor maternal, paternal, pode ser fortalecido nessa bonita quadra com atitudes e gestos carinhosos e atenciosos. Tudo com naturalidade, hoje é assim amanhã será o que tiver de ser mas enquanto os filhos são pequenos e queremos e podemos viver esses momentos porque não! Eu já os vivi, hoje tudo isso é apenas uma memória mas que teve o seu encanto. Não faço a minima ideia de como vai ser com os meus netos, nem sei se terei netos, e não posso prever o que se passará com os meus filhos nessa altura. Sei como foram educados mas que efeito real isso teve ou não teve neles fica por descobrir.


Por estes dias este é o presépio que coloco na parede.
 

 
 


Vê-se mal mas foi uma ideia que tive, já faz uns anitos, aproveitei três postais de natal que cortei de forma a ver-se toda a pintura e colei nessas formas também usadas nesta altura do ano, colando estas sobre uma tela branca igual as que já referi algures num dos postes anteriores. Pode não ser nada de especial mas está dentro do espírito em voga que é reaproveitarmos tudo, então essa é a ideia.

Obrigada pela visita.


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Natal

Como alguém disse e alguém escreveu: Cooperar no aprimoramento da sociedade terrestre, incentivando-se à prática do bem e a devoção à fraternidade.









Heis que chega o

"Não existe o Natal ideal, só o Natal que você decida criar como reflexo de seus valores, desejos, queridos e tradições."
Bill McKibben

 
                               ...entre o zénite e o nadir, o homem escolhe o caminho a seguir.

 
«Nossa mente sofre sede de luz, como o organismo terreno tem fome de pão. Amor e sabedoria são substâncias divinas que nos mantêm a vitalidade.» André Luiz

 
 
Lendo sobre Jesus

Um texto de Kahlil Gibran Sobre o destino de Jesus. - Zacaeu

       Acreditais naquilo que ouviste dizer. Acreditais naquilo que não foi dito, pois o silêncio dos homens está mais próximo da verdade do que as palavras. Perguntais se Jesus podia ter escapado à morte infame e salvado os discípulos da perseguição. Eu respondo que podias ter escapado, se quisesse, mas não procurou a segurança nem se preocupou em proteger o Seu rebanho dos lobos da noite. Ele sabia qual seria o Seu destino e o futuro daqueles que sempre O amaram. Ele previu e vaticinou tudo aquilo que aconteceria a cada um de nós. Não procurou a Sua própria morte; mas aceitou a morte como um agricultor que cobrindo o milho com terra, aceita o Inverno; tal como um construtor, que coloca a pedra maior nas fundações. Éramos homens da Galileia e das encostas do Líbano. O nosso Mestre podia ter-nos conduzido de novo ao nosso país, para viver a Sua juventude nos nosssos jardins até que a velhice viesse e nos lançasse de novo nos anos com um sussurro. Alguma coisa barrava o Seu caminho para os templos das nossas aldeias, onde outros liam os profetas, abrindo depois os seus corações? Ele não podia ter dito: « agora vou para o leste com o vento do oeste e, dizendo isto, nos mandasse embora com um sorriso nos lábios? Sim, Ele podia ter dito «Voltai para junto da vossa famíkia. O mundo não está preparado para Me receber. Regressai daqui a cem anos. Ensinai os vossos filhos a esperar pelo meu regresso. Ele podia ter feito isto, se o desejasse. Mas sabia que, para construir o templo invisível, deveria ser Ele a colocar a pedra angular e a colocar-nos em redor como pequenos seixos colados a Ele. Ele sabia que a seiva do sicômoro devia ergyer-se das raízes e Ele derramou o seu sangue nas suas raízes; e não foi um sacrifício para Ele, mas antes uma recompensa. A morte é a reveladora. A morte de Jesus revelou a Sua vida. Se Ele tivesse escapado a vós e aos seus inimigos, teríeis os conquistadores do mundo. Por isso não fugiu. Apenas Ele, que deseja tudo, dará tudo. Sim, Jesus podia ter fugido aos Seus inimigos e vivido até a velhice. Mas Ele conhecia a passagem das estações e cantava a Sua canção. Que homem, ao enfrentar o mundo armado, não seria conquistado pela oportunidade de poder vencer os anos? E agora perguntais: quem, na verdade, matou Jesus? Os romanos ou os sacerdotes de Jerusalém? Nem os romanos O mataram, nem os sacerdotes. O mundo inteiro levantou-se para O venerar no cimo daquele monte.
Do livro  Jesus O Filho do Homem
    
Ora bem ao longo destes milénios continuamos a ter necessidade de O venerar, confundindo é verdade práticas com verdadeiras devoções e aprimoramentos; mas com tão vasta informação ao nosso alcance e com tantas revelações nesta era do espírito acabaremos por acertar os ponteiros da fé raciocinada com a fé mistificada. Podendo viver o Natal institucionado com aquele que sabemos ser o de maior relevancia, o da fraternidade. Claro que continuamos a gostar dos enfeites, das comidas elaboradas nestes dias, das ofertas... principalmente os que habitam a zona fria do planeta porque o tempo e a disposição é de fraca mobilidade e maior necessidade de ingestão de alimentos gordos. E as ofertas é um hábito que poderia ser só simbólico e muito generoso com as criançinhas. Felizmente que assistimos a variadas campanhas de solidariedade. Em bem da verdade este Sentimento de partilha e doação deve ser de todos os dias e cada um de nós só pode dar e ser fraternal dentro da sua condição existêncial. Diante da crise económica e cultural que atravessamos é notório que algo está muito errado na política. Portanto dentro de nós todos.

(grego politiká, assuntos públicos, ciência política)
s. f. 1. Ciência do governo das nações. 2. Arte de regular as relações de um Estado com os outros Estados. 3. Sistema particular de um governo. 4. Tratado de política. 5. [Figurado] Modo de haver-se, em assuntos particulares, a fim de obter o que se deseja. 6. Esperteza, finura, maquiavelismo. 7. Cerimónia, cortesia, civilidade, urbanidade.


 
Desde já deixo aqui os Votos de




 
 
 
e  Obrigado pela visita.







 
 

 














quinta-feira, 22 de novembro de 2012

No seguimento dos textos anteriores

      No seguimento dos postes anteriores vou partilhar duas receitas que evidenciam precisamente a mistica do número na arte de cozinhar e das cores. Estas receitas têm uma fonte mas eu vou exemplificá-las como costumo fazer. Podem não acreditar mas um dia destes aqui na zona onde moro andei á procura de malaguetas vermelhas e não consegui encontrar em nenhum dos 4 supermercados existentes. Em relação ás aboboras devo dizer que tentei perceber via net quantas qualidades de abóbora é que há. Pelos vistos são várias. Normalmente aqui onde moro não encontro assim tantas variedades juntas e devidamente categorizadas. O que eu sei é que a receita que se segue leva 3 variedades de abóbora. No supermercado encontrei uma que se chamava de manteiga, outra que parece uma cabaça mas que fiquei sem saber se afinal é da mesma família que a anterior e a mais habitual que é a que se vende cortada em blocos. A única verdadeira diferença que constatei é que tinham as cascas diferentes em cor e textura.
 
 
Sopa de Abóbora

1.500kg de abóbora, portanto 500g de 3 variedades diferentes. 1 l e meio de caldo de galinha que fiz com um knorr. 2 colh de sopa de azeite. 1 cebola de casca castanha 4 dentes de alho. 4 colh de sopa de coentros picados. 1 colh de chá de cominhos outra igual de açafrão e ainda uma terceira de picante, usei um liquido do supermercado. Na vez de 1 malagueta usei jindugo seco. 1 lata de polpa de côcô.
 
 
O importante desta receita é o tempo de cozedura. 10minutos para refogar cebola, alho em azeite ao qual se junta jindugo os coentros o açafrão os cominhos, até "queimar ". Tendo as abóboras já cortadas e lavadas deitam-se sobre o refogado envolvendo bem aqueles sabores e deixa-se por 30 minutos a amolecer. Findo este tempo junta-se a água com o caldo de galinha diluído e já aquecido e deixa-se cozinhar mais 50 minutos. Tritura-se tudo e junta-se a lata de polpa de côcô deixando apurar mais 15 minutos.
     Quando fui servi-la reparei que 3 conchas da colher de servir sopa era a quantidade certa para um prato de sopa.
Pudim Musgo
Este é um bolo simples mas um pouco caro por causa do fruto seco que se usa. O seu nome deve estar ligado ao facto de não levar gordura vegetal levar só 2 colheres de sopa de farinha e alguns ovos.
250 g de açucar e igual quantidade de amêndoa ou noz ou avelã,outro .....opcional.          9 ovos. 2 colh farinha.
Bata as gemas do ovo com o açucar até obter um creme espesso. Bata as claras em castelo. Envolva o creme com as claras e o miolo do fruto seco mais as 2 colheres de farinha (uso a  com fermento). Ponha em forma untada e forrada com papel vegetal. Coze no forno em lume brando. A cobertura fica por sua conta.
 
 
 





quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Novamente falando das cores



 O que nos dizem as cores. A internet tem diversas informações sobre as cores, vou sugerir o seguinte texto . A ideia desta página é sómente a de colorir por uns momentos os olhos de quem visita este espaço e cada um conjecturar o que quiser. Apenas citarei esse provérbio Korean.

"Through old things, we learn new thing"

 
 

 
 
 
                                                            pintura de FreydoonRassouli
 
 
 
 
 
para esta última imagem vou escrever um bocadinho
 
 
.. porque é realmente uma daquelas invenções que têm tanta graça e parece tão simples mas pouco se sabe ao certo como terá feito o primeiro homem ou mulher para secar sua roupa. Se não me engano há uma narrativa histórica que diz que Maria secou as roupas do seu filho sobre o alecrim....e concerteza nalgum espaço tempo também se secaram sobre as pedras, mas a mola moderna  está cada vez mais bonita, pelas cores, pelas formas, que não só segura a roupa no estendal como alegra a vista, remete-nos também para esta ideia da unidade sobre a dualidade, e se observarem bem a mais conhecida das molas tem uma peça metalica ao centro que segura as partes e que parece exactamente um nove. E não é que o 9 é mesmo um número de ajuda segundo os que estudam essa filosofia.
 
 
Seguem alguns textos que achei interessantes de outras janelas do ciberespaço.

Quem inventou o "clothespin", ou melhor, o nosso pregador de roupas foi o americano Stanley Mason, que notabilizou-se por criar coisas simples para o uso diário prático, como é o caso da fralda descartável (quando seu filho era bebê), o fio dental, as vasilhas plásticas para microondas, as caixas de pizza, o sachet de Ketchup, as barras de cereais, etc. Dirigiu a SIMCO, uma companhia que produzia produtos dessa área. Morreu de ataque cardíaco em casa, aos 84 anos, em 6 de dezembro de 2005, deixando 100 invenções e 50 patentes. Luis Fernando - Yahoo! Respostas?

Dá a tua opinião, achas que foi um homem ou uma mulher??
Um índio ou um chinês? Ou um Americano e tal! blog Amor perfeito pergunta

Foram inventadas por volta do ano 200 a.c., e não foram inventadas para estender roupa! Uau e esta, hein? Foram inicialmente usadas para estender os manuscritos e pinturas para secarem. Só passaram a ser usadas para estender a roupa quando NÓS PORTUGUESES, por volta do século XVII d.C. as trouxemos através das frotas das rotas das Indias e eram usadas, obviamente pelos ricos (ou pelos escravos deles). Só no século XIX é que se tornaram populares pelo povo. Outra coisa que não devias saber, a maior parte das pessoas não usava molas para estender a roupa até aos anos 30. Do blog - continuelavie - Jota Ene
 
Os pregadores de roupa, tal como os conhecemos hoje, são um invento relativamente recente. Antigamente, utilizava-se um pedacinho de madeira com um orifício no centro, que se ajustava verticalmente de modo a comprimir a peça de roupa. Como os tecidos utilizados na época eram rústicos, o sistema funcionava. No entanto, com o surgimento de tecidos mais delicados, este tipo de prendedor estragava as roupas. Além dos pregadores habituais, atualmente existe uma infinidade de modelos, de todas formas e tamanhos. Grandes e pequenos, para diminuir os custos, em sua fabricação predominam dois materiais: a madeira e o polipropileno, mas também de borracha, alumínio e papelão, e até com desenhos extravagantes e divertidos. Alguns deles sequer servem para pendurar roupas ou qualquer outra coisa, assumindo uma função meramente decorativa. fonte - discoverybrasil.uol.com.


 
 
 
 
 
 
 
 
                                                                                  







domingo, 11 de novembro de 2012

Mística

 
      Novembro é sem dúvida, especial e nunca tinha pensado em tal como agora; logo agora que arranjei este espaço para escrever para partilhar ideias.

     Muito se ouve falar do enigma por detras do número três. São tantas as chamadas de atenção. Pois bem  hoje resolvi falar de algumas dessas relações trinas, precisamente porque este número é segundo a númerologia um reconciliador um harmonizador.
     Hecaté, que aparece ligada a este mês, nos calendários próprios. Janos e quem sabe outras figuras que agora não posso precisar, do nosso passado histórico fazem-se representar com 2, 3 ou 4 cabeças ou faces. Isso levou-me a pensar...., e a ideia de direcção e de tempo é a primeira que nos é revelada mas se alargarmos as possíveis conecções o nosso pensamento vai aonde poder e faz as conecções que pode.

     A seguir a uma pesquisa sobre eneagramas, faço um esquema que me parece lógico. Nove é segundo a númerologia um número totalitário e que representa a imagem completa dos 3 mundos: Material, Espiritual, e Anímico. É precisamente dentro desta realidade que a harmonia, o burilamento e a evolução se dão. Simples. Eu vejo nelas chaves para muitas outras realidades ditas herméticas, inteligíveis segundo a filosofia se assim lhes quisermos chamar e sobre as quais não vou escrever. Isso é algo que cada um descobre por si mesmo.


Trio irremovível da evolução, julgo que já li isto algures e que é: Luta - Dor - Recebimento na realidade eu farei o esquema da seguinte forma




 


Dor - A dor começa logo com a necessidade de evoluirmos e é condicionada pelo fato de nascermos neste planeta.

Luta - É todo o desenrolar de nossa vida com todas as aprendizagens que temos de realizar nas mais diversas áreas e nas mais diversas fases da vida desde o nascimento até ao desencarne.

Recebimento - É o fruto do nosso trabalho, do nosso esforço, das opções que fazemos, dos caminhos que escolhemos diante da luta e da dor.




Depois podemos falar das 3 partes da harmonia: Intelecto - Corpo - Emoção



Dá para perceber que é no corpo que o intelecto e a emoção se refletem. Daí aquela famosa frase
Mens sana in corpore sano. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa. ( fonte wikipedia)
 
E finalmente as 3 esferas de burilamento: Consciência - Afetividade - Racional





penso que é através da consciência que as Informações, a Educação, e as Vivências, se fazem sentir e é através dela que nós podemos nos libertar dos bloqueios que existem quer a nível da afetividade quer do racional e que podem ter causas interiores ou exteriores.

   
      Para esta "mística" elaborei o seguinte eneagrama a partir dos conselhos dados por filosofos e pensadores de todos os tempos.




 























 Saber estar com todos, sem se deixar influenciar pela negativa, nem ser opressor. Esta parece-me a mais dificil de todas.

Para terminar;
 
 
 Sabem que os gatos, como se diz por aí, têm 9 "vidas" e há quem diga que se veêm as fases da lua nos seus olhos.




quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Livro Segundo - Cap.VIII Emacipação da alma

 
 
A elaboração dos cartões que se seguem são de inteira responsabilidade minha.
Nunca obtive nem tenciono obter lucros monetários com eles.
O respeito pelo texto é total dentro das fontes que consultei e que cito sempre.
A colocação de imagens é opção minha.
Os livros da codificação, pelo menos os que conheço, não têm imagens e percebe-se bem porquê.
 
 
Livro dos Espíritos,
Livro Segundo - Cap.VIII Emacipação da alma - I. O sono e os sonhos - II. visitas espíritas entre os vivos - III.Transmissão oculta do pensamento - IV.Letargia, catalepsia, morte aparente - V.Sonambulismo - VI.Extase - VII.Dupla Vista - VIII.Resumo teórico do Sonambulismo, do Extase e da Dupla vista/
      Seria uma colocação muito extensa de cartões por isso só coloquei um para cada tema, só mesmo para despertar a curiosidade a quem ainda não tenha tido a  opotunidade de ler.